Programa Novo Mais Educação

O Programa Novo Mais Educação, criado pela Portaria MEC nº 1.144/2016 e regido pela Resolução FNDE nº 5/2016, é uma estratégia do Ministério da Educação que tem como objetivo melhorar a aprendizagem em língua portuguesa e matemática no ensino fundamental, por meio da ampliação da jornada escolar de crianças e adolescentes.

Em 2017, o Programa será implementado por meio da realização de acompanhamento pedagógico em Língua Portuguesa e Matemática e do desenvolvimento de atividades nos campos de artes, cultura, esporte e lazer, impulsionando a melhoria do desempenho educacional mediante a complementação da carga horária em cinco ou quinze horas semanais no turno e contraturno escolar. O Programa tem por finalidade contribuir para a:

I – alfabetização, ampliação do letramento e melhoria do desempenho em língua portuguesa e matemática das crianças e dos adolescentes, por meio de acompanhamento pedagógico específico;

II – redução do abandono, da reprovação, da distorção idade/ano, mediante a implementação de ações pedagógicas para melhoria do rendimento e desempenho escolar;

III – melhoria dos resultados de aprendizagem do ensino fundamental, nos anos iniciais e finais;

IV – ampliação do período de permanência dos alunos na escola.

 

Organização dos Tempos Escolares

As escolas que aderiram ao plano de 05 (cinco) horas de atividades complementares por semana realizarão 2 (duas) atividades de Acompanhamento Pedagógico:

§  1 (uma) de Acompanhamento Pedagógico de Língua Portuguesa, com 2 (duas) horas e meia de duração.

§  1 (uma) de Acompanhamento Pedagógico de Matemática, com 2 (duas) horas e meia de duração.

As escolas que ofertarem 15 (quinze) horas de atividades complementares por semana realizarão 2 (duas) atividades de Acompanhamento Pedagógico, totalizando 8 (oito) horas, e outras 3 (três) atividades de escolha da escola, sendo:

§  1 (uma) de Acompanhamento Pedagógico de Língua Portuguesa com 4 (quatro) horas de duração;

§  1 (uma) de Acompanhamento Pedagógico de Matemática, com 4 (quatro) horas de duração;

§  3 (três) atividades de escolha da escola dentre aquelas disponibilizadas no Sistema PDDE Interativo, a serem realizadas nas 7 (sete) horas restantes.

Atores

§  Para auxiliar e realizar as atividades previstas no planejamento do Programa Novo Mais Educação, foram definidas as seguintes funções:

§  I – Articulador da Escola, que será responsável pela coordenação e organização das atividades na escola, pela promoção da interação entre a escola e a comunidade, pela prestação de informações sobre o desenvolvimento das atividades para fins de monitoramento e pela integração do Programa com Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola. O Articulador da Escola deverá ser indicado no Plano de Atendimento da Escola, devendo ser professor, coordenador pedagógico ou possuir cargo equivalente com carga horária mínima de 20 (vinte) horas, em efetivo exercício, preferencialmente lotado na escola;

§  II – Mediador da Aprendizagem, que será responsável pela realização das atividades de Acompanhamento Pedagógico;

§  III – Facilitador, que será responsável pela realização das 7 (sete) horas de atividades de escolha da escola.

§  Além desses atores, a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, no ato de adesão, indicou um Coordenador Estadual, que fará o acompanhamento do programa.

Custas

 As atividades desempenhadas pelos mediadores da aprendizagem e pelos facilitadores são consideradas de natureza voluntária na forma definida na Lei nº 9.608, de 18 de fevereiro de 1998, sendo obrigatória a celebração do Termo de Adesão e Compromisso do Voluntário. No entanto, serão repassados recursos financeiros às escolas para ressarcimento de despesas com transporte e alimentação dos Mediadores da Aprendizagem e Facilitadores responsáveis pelo desenvolvimento das atividades. Os interessados devem entrar em contato com as escolas relacionadas para cadastramento. Maiores informações: http://portal.mec.gov.br/programa-mais-educacao

  1. Aldemir de Souza Castro, Profº
  2. Anchieta, Padre
  3. Anecondes Alves Ferreira
  4. Antonieta Borges Alves, Profª
  5. Antonio Branco R. Junior, Profº
  6. Arlindo Bétio
  7. Claúdio Abramo
  8. Délcio de Souza Cunha, Profº
  9. Erasmo Batista Silva de Almeida
  10. Gregório Bezerra, Dep.
  11. Homero Silva
  12. Jardim Ana Sofia
  13. João de Melo Macedo
  14. João Ramalho
  15. Jorge Ferreira
  16. José Fernando Abbud, Profº
  17. José Iamamoto, Soldado
  18. José Mauro de Vasconcelos
  19. José Marcato
  20. José Piaulino
  21. Lívio Marcos Guércia, Profº
  22. Maria Carolina Cassini Cardim, Profª
  23. Marie Nader Calfat, Profª
  24. Mércia Artimos Maron, Profª
  25. Miguel Reale, Prof
  26. Orígenes Lessa
  27. Osvaldo Giacóia, Dr.
  28. Oswaldo Lacerda G. Cardim, Profº
  29. Raul Saddi
  30. Riolando Canno
  31. Roberto Frade Monte, Profº
  32. Sérgio Buarque de Holanda
  33. Simon Bolívar
  34. Tristão de Athayde